quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ INVESTE EM CIÊNCIA


O projeto FORTALECER do Governo do Estado propõe a aproximação dos professores da rede pública estadual com os professores da Universidade Federal do Pará. Os professores da Universidade apresentaram projetos de integração do Ensino Superior com a Educação Básica, dentre os projetos alguns projetos da Faculdade de Física da UFPA propõe a implantação de Laboratórios de Física com experimentos construídos pelos estudantes, uma proposta baseada no pojeto de extensão da UFPA Laboratório de Demonstrações.
Os objetivos do projeto são:
  1. Facilitar a permanência com sucesso dos estudantes egressos de escolas públicas no ensino superior;
  2. valorizar a formação de professores para a educação básica;
  3. estimular o comprometimento social dos futuros professores com a educação pública;
  4. contribuir para a solução de problemas encontrados no ambiente escolar da rede estadual por meio da cooperação com docentes e discentes da educação superior;
  5. contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica;
  6. incentivar a formação continuada de professores em exercício profissional;
  7. promover a integração da educação superior com a educação básica do sistema público;
  8. estimular experiências pedagógicas e práticas docentes de caráter inovador, articuladas com a realidade local da escola;
  9. estimular a pesquisa em educação, vinculada à realidade escolar, envolvendo os professores da educação básica como participantes ativos nas peaquisas.
  1. valorizar o espaço da escola pública como campo de experiência para a construção do conhecimento e formação profissional.
Além deste projeto, existe uma proposta de colocar em funcionamento o laboratório multidisciplinar, que é composto com kits de experimentos adquiridos pelo estado há mais de dez anos e que eem sua maioria até hoje continuam dentro das caixas. A proposta é que sejam realizadas oficinas para os professores da rede pública em todo o estado ministradas por professores de Física, Química e Biologia da Universidade Federal do Pará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário